REPERTÓRIO BECKETT 2
 

 



Repertório Beckett 2 é a segunda incursão da Cia. no universo do autor e reúne três peças curtas: Eu Não, Improviso de Ohio e Catástrofe.

Eu Não – Escrito em 1972, estreou no mesmo ano no Fórum Theather do Lincoln Center de New York. O estilo teatral de Beckett é trazido inevitavelmente para a parte física – a boca. A concisão da experiência visual é rigorosamente justaposta com um turbilhão de palavras desorganizadas que saem da boca, para um ouvinte, que escuta impotente, parado e na penumbra. As palavras falam do nascimento, vida e avareza, do pecado de ter nascido. Uma perturbadora viagem interior ao subconsciente de uma mulher.

Improviso de Ohio - Escrito em 1980 para o Samuel Beckett Symposium e para as celebrações do 75º aniversário do autor, na Ohio State University, em Columbus. Um homem leitor (L) lê para um ouvinte (O) um romance fragmentado, contando-lhe como um ente querido enviou um mensageiro que lê para ele um livro: obviamente este livro é a mensagem, ou seja, a própria história da vida do ouvinte, provocando neste último a consciência de uma vida fracassada.

Catástrofe – A ação da peça acontece em um teatro. D é um diretor de teatro autoritário. A é a sua humilde e obediente assistente. Lucas é o iluminador que se mantém nas sombras. P é o protagonista da peça que permanece silencioso e imóvel e serve como um boneco para os desejos do diretor. Escrita em 1982, em defesa dos direitos humanos, esse texto retrata a subjetividade e a servidão na arte.

FICHA TECNICA
REPERTÓRIO BECKETT 2
AUTOR: SAMUEL BECKETT
DIREÇÃO, ILUMINAÇÃO E OBJETOS CÊNICOS: LENERSON POLONINI
PEÇAS:
REPERTÓRIO BECKETT 2– EU NÃO, IMPROVISO DE OHIO E CATÁSTROFE
ELENCO: CARINA CASUSCELLI, SERGIO PORTELLA/ ANDRÉ ARRUDA, EDUARDO BRISA/ SANDRO GASPAR
FIGURINOS E MAQUIAGEM: CARINA CASUSCELLI
TRILHA SONORA: DANILO TOMIC
TRADUÇÃO: RUBENS RUSCHE

Temporada e apresentações

Sesc Consolação (SP): Novembro e dezembro 2004
Sesc Pinheiros (SP): Junho de 2005
Oficina da Palavra (SP): Maio de 2005
Beckett 100 anos – SESC Santana SP):  Abril de 2006
Festival de Teatro de Vitória (ES): Outubro de 2006

 

© 2013 by  COMPANHIA NOVA DE TEATRO.