OFICINAS INTEGRADAS 

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo)

OFICINAS INTEGRADAS  (Gratuitas)
COMPANHIA NOVA DE TEATRO

Este ciclo tem por objetivo a formação de um núcleo interessado em pesquisar a obra de Edgar Allan Poe e sua adaptação para o contexto teatral, visando a construção de um trabalho site-specific, dialogando com a arquitetura e história do “Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho-Castelinho do Flamengo”, ícone arquitetônico na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto de oficinas integradas tem caráter formativo/prático, propondo um mergulho no processo criativo das obras de Allan Poe, da estética do terror e da performatividade, buscando adaptar a potencialidade teatral contida na obra literária do autor.
As oficinas “Teatro Performativo e Experimentos Vestíveis”, ministradas por Lenerson Polonini e Carina Casuscelli, integrantes da Companhia Nova de Teatro, ocorrerão de maio a novembro de 2013. No ultimo mês, está prevista uma mostra dos experimentos com os participantes das oficinas.


1-OFICINA: “TEATRO PERFORMATIVO”
Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Lenerson Polonini).
Público: atores, bailarinos, performers e interessados em geral.
Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.
Carga horária: 02 horas por encontro.
Dias e horários: segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 21h00.
Período: maio a novembro de 2013.
Inicio: 27 de maio.

A oficina tem como ponto de partida o processo de montagem cênica sob a ótica do Teatro Performativo e Visual desenvolvido pela da Companhia Nova de Teatro, absorvendo diversas linguagens artísticas, buscando nas imagens contidas nas obras de POE as potencialidades para criação de cenas e performances autorais e coletivas.

*Lenerson Polonini, é fundador da Companhia Nova de Teatro e vem desenvolvendo pesquisas sobre teatro visual, multimídia e performativo. Dirigiu obras dedicadas a autores como Samuel Beckett, Heiner Müller, Gertrude Stein, Wilhelm Reich, dentre outros. Como curador, desenvolveu os projetos “Samuel Beckett - 100 anos” e “Ciclo Heiner Müller”. Recentemente, fez a direção artística da peça “Caminos Invisibles...La Partida”, espetáculo sobre povos andinos na metrópole, cumprindo temporada no CCSP; e “A Cripta de Poe”, com temporada no Rio de Janeiro e São Paulo.


2-"EXPERIMENTOS VESTÍVEIS"
Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Carina Casuscelli).
Público alvo: estudantes de artes cênicas, moda, artistas visuais e atores.
Seleção: carta de intenção e breve currículo. 20 vagas.
Carga horária: 02 horas por encontro.
Dias e horários: Segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 21h00.
Período: de maio a novembro de 2013.
Inicio: maio de 2013.

A oficina tem como objetivo desenvolver, com os participantes, um processo criativo prático e teórico, na elaboração de elementos de caracterização – maquiagem, figurino e moda conceitual, com enfoque na pesquisa de imagens e materiais inusitados.

*Carina Casuscelli é graduada em Negócios da Moda e Artes Cênicas, diretora, produtora e figurinista. Desenvolve projetos híbridos de vídeo, moda, teatro e dança com pessoas com e sem deficiência. Idealizadora da grife “A Moda está em baixa, pela Democracia dos Corpos”, recebeu diversos prêmios, como o de melhor videomaker de moda, pela Casa de Criadores Novos talentos da Moda, em 2003, e “Sannio Film Festival” – Italia, 1ºlugar em figurino máster 2010, Premio Internazionale per il Teatro dell’inclusione Teresa Pomodoro 2012, Milão- Italia, pelo espetáculo “Caminos Invisibles...La partida”, o qual assina a dramaturgia e direção, entre outros. Co-fundadora da Companhia Nova de Teatro, onde atua como diretora, atriz e figurinista, tem desenvolvido seus trabalhos desde de 2001.

SERVIÇO
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo
Praia do Flamengo, 158 - Flamengo – Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2205-0655 .
E-mail:cianovadeteatro@yahoo.com
http://www.cianovadeteatro.com/
Facebook: Cia Nova de Teatro
Inscrições: por e-mail e no próprio local, acompanhado de curriculum sucinto e carta de intenção, das 10h00 as 17h00, de terça a sábado.
 

© 2013 by  COMPANHIA NOVA DE TEATRO.