LENERSON POLONINI - Diretor

 

 

É diretor fundador da Companhia Nova de Teatro e pesquisador de teatro de teatro

performativo e visual.

 

Graduado em Licenciatura em Teatro, na Faculdade Estácio de Sá, iniciou seus estudos em teatro na Escola “O Tablado”, no Rio de Janeiro, em 1998. Participou de workshops e estudou com Bob Paton, Eugênio Barba, Zé Celso, Theodoros Terzopoulos, Isabela Ciwinska, Escola Hoshô do Japão e dentre outros. Dirigiu “Ato sem Palavras I e II” em 2001, “Repertório Beckett”, com a participação do ator Paulo César Pereio, “Berceuse”, versão em francês de “A Cadeira de Balanço”, com Renée Gumiel em 2002 e “Repertório Beckett 2” em 2003, “Repertório Beckett 3”em 2005. Como curador e organizador, desenvolveu os projetos “Beckett em Processo”, “Acesso Livre”, “Samuel Beckett - 100 anos” e “Ciclo Heiner Müller”, em parceria com os Sesc’s São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2007, dirigiu o espetáculo “Heiner Müller em Repertório”, que reúne as peças; Medeamaterial, Hamletmaschine e Descrição de Imagem, com temporada no Sesc SP-Pinheiros e Espaço Sesc em Copacabana.

 

Em 2009, dirigiu o espetáculo multimídia Doutor Faustus Liga a Luz, de Gertrude Stein, Heiner Müller em Repertório – 80 anos, na Galeria Olido, e “Escuta, Zé Mané!”, em cartaz no Sesc Av. Paulista, em São Paulo, e no Centro Cultural OI FUTURO, no Rio de Janeiro.

 

Em 2011, coordena o projeto Companhia Nova de Teatro – 10 anos, apresentando espetáculos de repertório, ocupando o Teatro Cacilda Becker, em São Paulo, além de duas estréias: Caminos Invisibles...La Partida, no CCSP, e “A Cripta de Poe”, em cartaz no Centro Cultural São Paulo e no Castelinho do Flamengo, em versão Site-specific, no Rio de Janeiro.

 

Em 2013, dirige a peça KRÍSIS, com estréia de work in progress no Attis Theatre de Atenas, Grécia, e temporada no SESC Bom Retiro-SP, nos meses de julho/agosto. 

 

Em 2015, dirige a remontagem de A Cripta de Poe, com elenco brasileiro, ficando em cartaz na Biblioteca Parque Centro nos meses de janeiro e fevereiro. Em junho do mesmo ano, apresenta a performance Doctor Faustus Lights the Lights de Getrude Stein, especialmente para abertura da exposição “Costume at Turn of the Century 1990-2015”, no Bakhushin State Central Theatre Museum, de Moscou.

 

© 2013 by  COMPANHIA NOVA DE TEATRO.