HEINER MÜLLER EM REPERTÓRIO
 

Três das mais brilhantes peças do dramaturgo alemão são reunidas aqui, abordando os conflitos e questionamentos presentes na sociedade contemporânea. Heiner Müller incorpora técnicas do teatro da crueldade de Artaud, abandona a dialética do diálogo pela dialética poética do fragmento e da imagem, acentuando a densidade intertextual e a desconstrução da fábula.


Sinopses:
Medeamaterial condensa a tragédia de Eurípides em alguns diálogos curtos e um longo monólogo de Medéia, cuja tônica é a ideia da traição, uma traição múltipla: de Medéia a seu povo e a seu san-gue (mata o irmão e lança seus pedaços ao mar, possibilitando a fuga de Jasão; de Jasão (abandona a esposa estrangeira, bárbara, pela filha do rei de Corinto); dos filhos (choram ao ouvir os gritos de morte da madrasta, trajada com a veste nupcial ofertada por Medéia).

Hamletmaschine é estruturada em cinco cenas que espelham, ao lado da tragédia de Hamlet, o nos-so tempo: as catástrofes da história e da cultura ocidental e a crise do artista e intelectual, cindido entre o desejo de se transformar em uma máquina sem dor ou pensamentos e a necessidade de ser um historiador desse tempo irredimido

Descrição de Imagem foi inspirada no desenho de uma estudante de Sofia: as imperfeições deram lugar a espaços de criatividade e a imagem foi “coberta com escrita”, tornando-se mais abstrata. O texto apresenta um encontro dramático entre olhar e imagem. Assim, mais do que um texto auto-reflexivo sobre o teatro, Descrição de Imagem é uma reflexão sobre o theatron, o espaço do público-receptor,  “espaço de contemplação”.


Ficha Técnica

Autor: Heiner Müller.
Com a Cia. Nova de Teatro
Direção e iluminação: Lenerson Polonini
Elenco: Rosa Freitas, Ricardo Gelli, Melany Kern, e Josefa Pereira
Participação especial em voz off: Paulo César Pereio
Figurinos e maquiagem: Carina Casuscelli.
Trilha sonora: Wilson Sukorski.
Tradução: Christine Röehrig e  Marcos Renaux.
Direção de vídeocenário: Cristian Cancino.
Fotos: Acauã Fonseca.
Direção de movimento: Carolina Moreira.
Colaboração coreográfica: Josefa Pereira
Produção: Lenerson Polonini e Carina Casuscelli
Realização: Companhia Nova de Teatro

 

 

© 2013 by  COMPANHIA NOVA DE TEATRO.